FALA... BRÍCIO!!!!!

Fabrício Araújo: 24 anos, graduando em Serviço Social pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO.


" ...TEM ALGUEM LEVANDO LUCRO, TEM ALGUEM COLHENDO FRUTO, SEM SABER O QUE É PLANTAR... TÁ FALTANDO CONSCIENCIA, TÁ SOBRANDO PACIÊNCIA, TÁ FALTANDO ALGUEM GRITAR. "

terça-feira, 17 de julho de 2012

Uma Proposta Futurista.


Creio que o pensamento político daqui pra frente precisará romper com a dicotomia clássica entre esquerda e direita, comunismo ou capitalismo, liberalismo ou socialismo. Mas não no sentido anacrônico que vemos hoje, de uma convergência pragmática que patrocina a ruína programática e ideológica. Não um pensamento interideológico, mas sim extra e supraideológico, uma ideia que seja capaz de reunir pontos flexíveis e positivos de cada polo do pensamento político global e convergi-los a serviço de uma lógica que priorize o desenvolvimento humano. Assim, o industrialismo, a sustentabilidade, o ruralismo, o desenvolvimentismo não serão mais a causas das transformações, mas consequências previstas e devidamente administradas tendo como pano de fundo o desenvolvimento humano dos povos.
Para isso será preciso uma revisão racional, sem paixões polarizadas, sem julgamentos de juízo conceptivo, para que possamos humildemente e com hombridade reconhecer nos clássicos e nas releituras instrumentos inovadores, de então, e perfeitamente viabilizadores de uma nova ordem política, social, econômica, cultural e ambiental.
Assim, precisaremos rediscutir temas básicos para realicerçarmos uma nova ideia política. Para instaurarmos uma nova ordem política, social e econômica, precisaremos reconceber visões modernas do que é o ser, o ser humano, o trabalho, a cidade e a cidadania, a política, o Estado e assim atualizar nosso entendimento sobre o Direito a liberdade e os fatos (os fenômenos). Precisaremos repensar a lógica governista para além do debate democrático e por isso mesmo reconsiderarmos nossa compreensão do que seja a democracia.
E após compreendermos a dimensão ontológica do ser humano, poderemos partir para a lógica futurista de valorização da dimensão espiritual do homem, mas jamais em detrimento da dimensão física e material, que é secundária, mas que também é importante. Para que então tenhamos fundamentos e legitimidade para instaurarmos uma cultura de superação da fragmentação social comunitária pelas classes, de fato existentes, de compreensão mais aproximada e encampada por cada indivíduo de sua dimensão política de forma consciente e assim voluntaria e protagonista. De fortalecimento e disseminação dos compostos fundamentais da democracia, da construção, por conseguinte, de uma ordem estamental e socialmente voltada para o desenvolvimento espiritual do homem, de suas faculdades mentais, de sua intelectualidade, do desenvolvimento de seus dons naturais, perpassando em todos os momentos pela ciência, religião e filosofia do futuro. Superando a falácia liberal e privatista.
Nossa nação será a grande nação do planeta quando almejar e conquistar uma liderança inédita, a liderança do desenvolvimento humano, construída com bases numa nação ideologicamente flexível e madura e ativamente participante. Para tanto, não precisaremos partir do zero, num movimento ultrapassado de negação de tudo o que já se pensou e se fez e viveu no planeta até aqui, mas sim com um olhar humildemente mais amplo, caridoso e atento será possível reunirmos um caudal ideológico para a fixação de um forte ponto de partida.
É possível e necessária uma escola de pensamento político que supere o conservadorismo, que voluntariamente ou não,  impede a evolução intelectual e da dimensão política de nossa nação. Que vença o messianismo e o puritanismo arrogantemente predatórios e que responda ao anarquismo que banaliza e que renega a própria história do homem.
O grande desafio do pensamento político futurista será manter-se fiel as suas próprias bases mais simples e profundas, algo inédito na história global do pensamento político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACREDITAR E INVESTIR NO JOVEM , REPENSANDO O PÁIS QUE TEMOS E AJUDANDO A CRIAR O BRASIL QUE QUEREMOS. SÓ O JOVEM PODE MUDAR O BRASIL. MAS VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR. MUDAR, RENOVAR, FAZ PARTE DA DEMOCRACIA!!!













OUTRA SOCIEDADE É POSSIVEL!

FABRÍCIO ARAÚJO, ALUNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

QUEM MANDOU MATAR CELSO DANIEL?

QUEM MANDOU MATAR CELSO DANIEL?

Visualizações de página