A presidente Dilma Roussef enfrenta um verdadeiro tormento diante da relação do planalto com o congresso.
Tem-se dito que a culpa maior é dela, por não saber lidar com estas "coisas", que são normais e fazem parte do jogo político democrático. Como se o fisiologismo instalado no Planalto por Lula fosse algo extramamente natural, uma verdade eterna, e democrático!
O fato é que desde que assumiu a herança lulista, Dilma tem sofrido as consequencias de um governo que se pautou, durante 8 anos, pelo populismo, assistencialismo imediatista e ao serviço aos grandes capitalistas e seus representantes (leia-se congressistas). Que cometeu o sacrilégio de convergir o partido com o governo, pior... com o Estado! Dilma assumiu uma turma nomeada a dedos por Lula, teve que engolí-los por pouco tempo, a rasteira da verdade sobre a bandidagem tratou de limpar seu governo. Dilma então colocou-se no seu lugar, de Presidente da República, claro que ainda (mal) influenciada por Lula, mas a Dama de ferro coloca para sua bancada aliada seus princípios: tecnocratismo e novas caras.
Mas sua receita não agrada àqueles que se acostumaram por 8 anos receber mimos e agrados (inclusive o mensalão) do ex-presidente Lula. Os partidos aliados acostumaram-se ao domínio feudalista dos (seus)ministérios. Lula havia sido um pai, para o congressistas e partidos, Dilma haveria de ser a mãe... engano, Dilma é a madrasta dos fisiologistas, mas deve devoção ao mestre, criador de tudo isso.
O lulopetismo levou o Brasil a uma euforia ilusória, crescemos menos da metade dos vizinhos. Viva a inércia! Mas Dilma é amante dos numeros, quer mais, e sabe que precisa trocar a receita.
Dilma era realmente a melhor pessoa que Lula podia ter indicado: alguém que não era tão caro a ele, e que portanto pode estar neste mar de piranhas por ele criado, Dilma não é petista de carterinha, nem de origem. O PT nunca foi de esquerda, Dilma foi extremista.
O PR quer o que Lula sempre deu e prometeu que Dilma daria, nada de projeto para o Brasil, o PR quer a fatia neste gordo bolo de benéces e poder. À César o que é de César. São crias do lulopetismo. Hoje eu sei porque Lula sansionou a Lei contra palmada!