FALA... BRÍCIO!!!!!

Fabrício Araújo: 24 anos, graduando em Serviço Social pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO.


" ...TEM ALGUEM LEVANDO LUCRO, TEM ALGUEM COLHENDO FRUTO, SEM SABER O QUE É PLANTAR... TÁ FALTANDO CONSCIENCIA, TÁ SOBRANDO PACIÊNCIA, TÁ FALTANDO ALGUEM GRITAR. "

domingo, 29 de setembro de 2013

Para a questão espírita em Uberaba


"O Estado político (a política) é por vocação a vida genérica do homem em oposição a sua vida material. [...] a política é em princípio superior ao poder do dinheiro, mas na realidade tornou-se seu escravo. [...] Qual a verdadeira base da religião judaica? A necessidade prática, o egoísmo. A necessidade prática, o egoísmo, é o princípio da sociedade civil e revela-se como tal logo que a sociedade civil produziu tão logo o Estado político. O deus da necessidade prática e do interesse pessoal é o dinheiro. [...] o dinheiro rebaixa todos os deuses do homem e transforma-os em mercadoria. O dinheiro é o valor universal e auto-suficiente de todas as coisas. [...] foi só na aparência que o cristianismo venceu o judaísmo real". 
(MARX, A Questão Judaíca).

Vendo uma reportagem num jornal local fiquei a indagar sobre a situação do espiritismo em Uberaba, certa vez uma amiga de mocidade me disse que os demais colegas estavam com dúvidas sobre Deus. Trago em ditos de Karl Marx a cima e os explico a baixo, isto aqui é uma humilde contribuição ao Congresso Espírita em Uberaba, nos dias 18 e 19 de outubro.

Se o espiritismo tem perdido forças e raiz é porque sofre do mesmo mal do judaísmo, o mesmo mal que assolou o catolicismo e fez surgir o protestantismo. É contra esse mal também que o Espiritismo luta também. Chico Xavier foi um exemplo vivo de como se superar tal mal.

Chico poderia ter sido um dos homens mais ricos do mundo e certamente teria sido um dos mais ricos do Brasil. No entanto ele fez de sua obra real a divisão justa de toda riqueza produzida. Muito trabalho e caridade, essa foi a receita santa da vida do anjo Chico Xavier.

Mas a caridade espírita não pode ser constituída como algo efêmero e/ou místico. Mas sim pela fé raciocinada, pela ciência e pela filosofia cristã.

A obra de Chico foi sim uma obra de caridade. Mas sua caridade significou o reconhecimento de que sua obra não era apenas sua, mas de todos nós. A caridade espírita consiste em reconhecer que a total comunhão da riqueza é justa porque a sua produção sempre se dá pelo trabalho comunitário.

Quando Chico dividia riqueza material com o povo materialmente pobre, este mesmo povo dividia com ela a verdadeira riqueza. Dividiam entre si e com toda humanidade e espiritualidade. As forças com que Chico trabalhou vieram da comunhão espiritual e humana, por isso os frutos do seu trabalho também deveria ser entregue e esta comunhão. Chico se entregou a todos nós, porque todos nós fazemos parte dele, assim como ele é parte de toda humanidade e espiritualidade. E porque todos nós contribuímos para sua obra.
De forma excepcional Chico Xavier foi um homem feliz, porque ele não era deste mundo. Chico não viveu neste mundo, nem por um segundo!

O Espiritismo não é deste mundo, e se ele está se “perdendo” é porque ele está se mundializando.

Ou fortalecemo-nos nos exemplos cristãos de amor, igualdade e justiça e paramos de usar a doutrina dos espíritos para justificar nossa indisposição para a evolução espiritual, ou ficaremos parados no tempo e não encontraremos a felicidade e a vida real.

O Espiritismo se mundializa a cada minuto em que os espíritas perdem a pressa de serem verdadeiramente livres e felizes, se perdendo cada vez mais nas falsas delícias do mundo terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACREDITAR E INVESTIR NO JOVEM , REPENSANDO O PÁIS QUE TEMOS E AJUDANDO A CRIAR O BRASIL QUE QUEREMOS. SÓ O JOVEM PODE MUDAR O BRASIL. MAS VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR. MUDAR, RENOVAR, FAZ PARTE DA DEMOCRACIA!!!













OUTRA SOCIEDADE É POSSIVEL!

FABRÍCIO ARAÚJO, ALUNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

QUEM MANDOU MATAR CELSO DANIEL?

QUEM MANDOU MATAR CELSO DANIEL?

Visualizações de página